sábado, 15 de janeiro de 2022

Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto e Aracy Machado estão largados

 Duas praças esportivas de Cabo Frio onde fomentam o esporte estão largados as traças.

    Foto: Artur Rangel

    Ginásio Alfredo Barreto hoje em completo abandono

Por Artur Rangel

Em 2015, quando cheguei a cidade de Cabo Frio, depois de 23 anos morando no município de Araruama, cheio de sonhos e objetivos dentro da minha função de jornalista e com a segmentação para o lado esportivo, vi um Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto iluminado, funcionando a pleno vapor, com campeonatos de futsal, jogos importantes da Liga Cabo-friense de Futsal, onde a Rádio Cabo Frio AM 1530, onde fui repórter esportivo cobriu os jogos, junto com a TV Litoral News, mas hoje dá tristeza ver uma imagem com piso descolando, água por todo o Ginásio e uma mangueira enorme atravessando a quadra sem ter nenhuma condição daquela época quando vi em pleno funcionamento este local. 

    Foto: Artur Rangel

    Imagem das grades de proteção do Aracy Machado com ferrugem e depredados.



Além do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, tem o Aracy Machado, onde o campo e a grade está com ferrugem e também depredada com perigo até de alguém se machucar se passar pelo buraco feito nas ferragens. Nestas duas praças anexas, tem em volta uma comunidade chamada Itajurú, onde pude cobrir jogos de fut 7 na quadra sintética por 2 anos e meio pela Rádio Cabo Frio AM 1530 e depois na FM 89,3, onde vários atletas do campo, do futsal e da praia passavam por ali e jogavam partidas memoráveis. Hoje a realidade é completamente diferente, sem nenhuma estrutura no Aracy Machado, onde já receberam jogos de futebol amador e lá no passado jogos de profissionais, não dá pra ficar de braços cruzados e ver estes dois espaços esportivos parados, sem vida. É preciso alertar e procurar da melhor forma ajuda para que crianças, adolescentes que precisam do esporte para fugir da marginalidade e do mundo do crime, possam praticar esporte e melhorar como pessoa e como ser humano. 

    Foto: Artur Rangel

    Gramado do Aracy Machado alto e em completo abandono

Caminhos de parcerias público privadas, com apoio de empresas locais, nacionais ou até multinacionais para manutenção e reforma das mesmas, além de parcerias com o Estado e o Governo Federal para obras de reforma e manutenção seriam a saída para recuperar tais praças esportivas. Esperando que em breve possamos contar com projetos esportivos e sociais para formar crianças e jovens, além de adultos com esportes nos locais citados, com atletismo, futebol, futebol americano, rúgbi, futsal, vôlei, handebol, basquete, academia, entre outras modalidades esportivas e com apoio e parcerias para ajudar e fomentar a sociedade cabo-friense.

Que possamos estar em breve vendo uma mudança nestes locais, além do Correão que vamos abordar numa outra matéria, para tentar ajudar a mudar esse panorama do esporte de Cabo Frio que são feitos pelos abnegados do esporte, Dario Monteiro, Totonho Santos, Otávio Tardelli entre outros nomes de outros esportes que também se superam para ajudar a sociedade local.


2 comentários:

  1. Bom dia, meu caro Artur Rangel. É um absurdo esse desleixo com praças e espaços destinados a prática e iniciação esportiva. O abandono se estende tbm aos ginásios do Jardim e Tamoios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Edinho, mas vamos divulgar para chegar as autoridades e fazer as devidas mudanças. Vamos fazer a nossa parte.

      Excluir