sábado, 21 de dezembro de 2019

Uma breve análise de Liverpool 1 x 0 Flamengo


As estatísticas comprovam o Flamengo jogando de igual para igual contra os Reds, a parte física pesou na prorrogação







Liverpool levanta a taça em Doha, no Catar Foto: FIFA

Por Artur Rangel


Na tarde de hoje no Brasil, noite em Doha, no Catar, no Estádio Khalifa International ,mais de 40 milhões de flamenguistas assistiram um duelo digno de uma decisão de Mundial de Clubes. Muitas oportunidades de ambos os lados, jogadas individuais, tensão em alguns momentos, o VAR anulando o pênalti a favor do Liverpool quase no final do tempo complementar, foram tantos ingredientes na partida que faltou pernas para os jogadores em final de temporada do lado rubro negro, para a metade da temporada dos ingleses campeões mundiais pela 1a vez com o gol de Roberto Firmino, aos 8 minutos do 1o tempo da prorrogação.

Roberto Firmino fez o gol da partida e foi o herói do título do Liverpool. Mas para isso, precisou de três chances. Perdeu um gol claro aos 40 segundos do 1º tempo. No início da 2ª etapa, mandou uma bola na trave. Foi coroado aos 8 minutos da prorrogação, ao receber de Mané, deixar Rodrigo Caio e Diego Alves no chão e mandar para o fundo das redes.

Virgil Van Dijk e Gomez foram eficientes, inclusive o Gomez conseguiu a proeza de alcançar Bruno Henrique na velocidade e interceptar uma chance clara de gol jogando a bola para corner.

Henderson jogou na dele, no meio de campo uma grande partida, mas Sadio Mané, Mohamed Salah e Roberto Firmino incomodaram mais o Diego Alves. O que vale nessa partida e ser o 
alento de ter jogado de igual pra igual contra um Liverpool . Com jogadores acima da média, mas que souberam respeitar e soube ter a leitura do jogo correta. 
Um elenco que fez num curto espaço de tempo muito pelo futebol Foto: Alexandre Vidal

As duas alterações, com as saídas de Arrascaeta e Everton Ribeiro, foram causados pelo cansaço que obteve na temporada. Isso não é desculpa para dar e sim um fato lúcido: o Flamengo demonstrou para o Liverpool que tem de respeitar e jogar muito para ganhar do elenco atual. Muitos pensaram em placar maior do lado dos ingleses, mas foi lá e cá, o Lincoln teve a bola do jogo para empatar na prorrogação, mas agora é levantar a cabeça e pensar no ano de 2020. 

Arrascaeta disputa a bola com Van Dijk Foto: FIFA

Para os reds, parabéns, pois soube ser letal na hora certa e soube se segurar com o placar a favor no tempo extra. A lição fica de que a diferença do futebol sul americano para o futebol europeu diminuiu com essa partida realizada no Khalifa International Stadium. 

Não foi o mesmo Jorge Jesus
nas alterações hoje, colocou Diego Ribas
mais recuado e a condição física pesou no final. Foi um jogo difícil para os reds , pois o Flamengo foi pra dentro, mais na raça e na vontade. Os ingleses tiveram calma quando ficaram na roda e souberam neutralizar o ataque rubro negro com Virgil van Dijk e Joe Gomez atuando muito bem e o que passava por eles o brazuca Alisson catava, evitando os gols. O título foi definitivo em detalhes, ainda mais num campeonato, neste caso, o mundial de clubes da FIFA.


Escalações:


Liverpool:
Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Henderson e Gomez; Robertson, Keita e Chamberlain; Salah, Firmino e Mané.
Técnico: Jürgen Klopp.
Flamengo:
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Técnico: Jorge Jesus.

Ficha técnica:


  • Competição: Mundial de Clubes 2019

  • Data: Sábado, 21 de dezembro de 2019
  • H
  •  14h30 (Horário de Brasília)

  • Local: Khalifa International Stadium, Doha-QAT

  • Árbitro: Al Jassim Abdulrahman (QAT)
  • Assistentes: Al Marri Taleb e Almaqleh Saoud Ahmed (ambos do QAT)
  • VAR: Juan Munuera (ESP)
Estatísticas do jogo

FLA 0 x 1 LIV Posse: 47% x 53%
Passes: 596 x 520
Cruzamentos:26 x 21

Finalizações: 13 x 14
Dribles: 14 x 10
Perdas de posse: 25 x 22
Desarmes: 20 x 17
Interceptações: 9 x 5
Rebatidas: 23 x 28
Defesas difíceis 3 x 1

Em 120 minutos, o Flamengo equilibrou o jogo e fez um jogo digno, de taco a taco, como disse Jorge Jesus nas suas mídias sociais, o preparo físico fez parte dos detalhes e faltou pernas para o Flamengo na prorrogação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário