sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Copa do mundo da Rússia com os grupos definidos

Brasil pega grupo tranquilo e pode pegar a Alemanha na oitavas ou na final

Por Artur Rangel

Grupos definidos da Copa da Rússia 2018 Foto: FIFA

As histórias sobre teoria da conspiração de grupos fáceis para ajudar seleção A ou B, eu não acredito em 100% nessa história não. Provavelmente, quem conhece o futebol tem muito trabalho em estar colocando uma seleção no topo do pódio, mas existe as brincadeiras e as denúncias que vemos a cada dia sobre a corrupção na FIFA (colocando essa pulga atrás da orelha de copa comprada para a seleção tal ganhar e na outra copa a seleção prejudicada ganhar). 

A taça na Rússia. Foto: FIFA
Aprendi a gostar de futebol através da superação dos atletas e das histórias fascinantes que cada Copa tem. Espero que o campeão seja uma seleção que nunca ganhou a Copa do Mundo, de preferência uma surpresa como a Bélgica, uma Islândia ou uma Colômbia, pois o hexa seria para o Brasil, um prêmio para a individualidade de alguns jogadores da Seleção, nos pés de Coutinho, Daniel Alves, Neymar jr, Gabriel jesus, Douglas Costa, Willian e Marcelo . 





O Tite é um treinador que estuda muito antes das partidas os seus adversários, se preparou para ser hexacampeão mundial e já provou que pode levar o coletivo ao título mundial, no ano que vem. O modelo alemão com o jogo coletivo e separar as estrelas de um elenco para jogar coletivamente, é o norte que o Tite pensa desde o início da sua jornada na CBF.




Tite no sorteio da Fifa, em Moscou Foto: Reuters
Hoje, na minha opinião, o Brasil precisa vencer o trauma dos 7 a 1 no trabalho psicológico, ou seja, saber jogar sem Neymar Jr, caso ele venha a ser contundir ou ser suspensó por cartões amarelo se ou expulso. Analisar a Suíça, Costa Rica e a Sérvia é olhar para o ranking da FIFA e ver as suas colocações, os suíços estão na 8a posição, a Costa Rica na 26a posição e a Sérvia na 37a posição. Pelas posições a análise do grupo é que o Brasil terá uma vida tranquila na 1a fase. A partir das 8as de final, se tudo der certo, pode encarar a Suécia ou México. Depois vem as pedreiras e uma Alemanha numa fase decisiva (oitavas, final ou disputa de 3o lugar), pode pintar novamente no caminho do Brasil, para vermos se aprendemos a lição de 2014. Se passarmos pelos algozes da última copa, aí o que vier é algo a ser administrado com mais tranquilidade,  uma França, Portugal, Argentina  (quem sabe) nas quartas e semifinais. Eu espero uma Copa com arbitragem cumprindo a regra e que o árbitro de vídeo ajude a dar justiça aos resultados das partidas deste evento visto em todo mundo. 

Sobre o país, é uma questão a ser muito bem analisada também, para a língua do país, a hospitalidade foi testada na última Copa das Confederações, com episódio de racismo contra os camaroneses, vide a matéria no site da sportv (http://sportv.globo.com/site/programas/copa-das-confederacoes/ ),e os momentos parecidos ao que vivemos na Copa de 2014 de corrupção e desvio de verbas em obras dos estádios russos, com trabalhos escravos, com salários de miséria aos empregados estrangeiros, cedidos pelo governo da Coréia do Norte, vide reportagem da Máquina do Esporte (http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/onu-recebe-denuncia-de-trabalho-escravo-em-obras-para-copa-da-russia-2018_32340.html) . A Copa do Mundo é assim: um momento de 30 dias de um circo de movimentaçoes financeiras, com patrocinadores mundiais de bebidas, automóveis, linhas aereas, fast-food e de tecnologia sendo até estatais do leste europeu, a empresas de telecomunicações.

A estréia será no dia 14 de junho, com Rússia e Arábia Saudita, boa estádio Lujniki, em Moscou. O Brasil joga só no dia 17/06, contra a Suíça, em Rostov.
Depois pega a Costa Rica, no dia 22/06, em São Petersburgo e termina a 1a fase contra a Sérvia, na Arena do Spartak, em Moscou.
A sede do Brasil será em Sochi, local escolhido pela comissão técnica do esquadrão canarinho.

Veja a tabela completa da Copa da Rússia 2018:


Nenhum comentário:

Postar um comentário