quarta-feira, 16 de março de 2022

Boavista faz 18 anos de história no futebol

Clube de Saquarema tem história e busca a cada dia ser a 5ª força do futebol carioca


Foto: Lancenet

Bruno Costa levanta a Taça Rio 2014 ao lado de JP Magalhães


Por Artur Rangel

Um dia fui para o Estádio Eucyr Resende de Mendonça em Bacaxá com o intuito de fazer um estágio para a faculdade e aprender um pouco mais do universo do futebol. Lá pude conhecer e conviver com pessoas influentes, com pessoas da mídia e também com os dirigentes do clube, comissão técnica, staff, atletas e torcedores do clube. Quem não conhece a história sabe que antes o Boa Ista era o Barreira, onde desde pequeno em Araruama conheci um lateral do time que se chamava China, que também passou pelo futebol capixaba e morava na mesma rua onde eu residia em 96, 97, no bairro Outeiro. Esses 18 anos de história se desdobram com o nome do Boavista que assume em 2004 esse nome, mas que ainda tem Barreira como seu nome fundamental na história do futebol da Região dos Lagos, no Estado do Rio e do Brasil. Uma matéria da época do grupo Na Jogada, foi feito pelo Facebook com o intuito de incentivar os jogadores a ganhar a Taça Rio de 2014, cravando 1 semana antes de fato levantar a taça. Vamos a matéria!

Foto: Artur Rangel

Boavista campeão da Taça Rio 2014


Boavista Campeão da Taça RIO 2014


Por Artur Rangel


O Boavista Sport Club comemora os seus 10 anos com o título da Taça Rio 2014.A derrota do Nova Iguaçu e a vitória sobre o Botafogo, por 2 a 1, tem um pouco de cada um e de uma ajuda que veio do olhar tático do treinador Américo Faria, uma mão salvadora de Getúlio Vargas, nos momentos difíceis, até porque um bom time começa pelo goleiro.


Os laterais Thiaguinho, Barrach e Romarinho, que marcaram, correram e driblaram as marcações duras e cruzaram, interceptaram os adversários nos momentos difíceis. A zaga composta por Gustavo, Bruno Costa, Victor e cia, deram o rosto, a cabeça e as pernas para defender a meta e não permitir de maneira alguma o gol dos adversários.


O meio campo com os volantes Rômulo, Wéverton, Pedroso, Maranhão e cia, ajudaram a defesa, tiraram o perigo dali da área e armaram o ataque harmoniosamente com os meias Thiago Silva, Cascata, Jéferson e cia, fazendo passes precisos e açucarados para Gilcimar, Romario, André Luis e Diogo, para fazer os gols do Verdão e comemorar com a sua torcida o título da Taça Rio 2014.

A matéria acima causou uma certa ciumeira nós jornalistas que estavam cobrindo o clube para outros meios de comunicação, porém eu tinha um pensamento que aquele jogo contra o Bangu, que até hoje guardo o ingresso com muito carinho, tem hoje um significado muito importante para minha jornada jornalística. Além do título que viria aos 47 do segundo tempo, com gol de Gustavo Geladeira colocado na gaveta do goleiro banguense, no ângulo direito da trave do lado esquerdo da tribuna de imprensa do Euvyrzão, foi a prova provada de que aquele elenco tinha algo diferente e tinha muita garra e determinação para levantar a taça. Uma semana antes, fui chamado no Messenger para fazer essa matéria por um amigo e tive a felicidade de uma semana depois ver esse momento histórico para o clube de perto e fazer parte de um pouco desta história dos 18 anos do  Boavista Sport Club. Dia 10 de março de 2022 foi um dia 3m que as memórias se embaralhavam com a nostalgia de rever algumas fotos da cobertura dos jogos que fiz em Bacaxá, tanto do Campeonato Carioca, quanto da Copa do Brasil 2014 e 2015. Além de outras coberturas para o blog e para outros meios de comunicação, divulgando a história do Boavista na mídia. Por mais que eu seja torcedor do Flamengo, depois de 2014 torço mais pelo Boavista do que pelo rubro negro carioca, por mais que eu tenha amigos que dividem o coração ao meio torcendo por dois times, estou tentando dividir mas até hoje não consigo decifrar para quem torço mais: pelo Boavista ou pelo Flamengo. Mas se for medir pelo carinho e pela reciprocidade que tenho pelo time de Saquarema, sou Barreira e Boavista desde pequeno.

Veja a história do Boavista abaixo:

Boavista Sport Club é uma agremiação esportiva da cidade de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Fundado em 14 de outubro de 1961,profissionalizado em 1991 e refundado em 10 de março de 2004 que atualmente, a equipe disputa a Série A do Campeonato Estadual de Profissionais do Rio de Janeiro[2][3], desde que conseguiu o acesso com a conquista do título da Série B em 2006.

O clube surgiu do antigo e tradicional Esporte Clube Barreira e suas cores eram o verde, o vermelho e o branco. Em 2004, o grupo de empresários da empresa Big Ball Sports assumiu o controle do Esporte Clube Barreira, refundando o clube em 10 de março daquele ano com outra denominação.


Em 2006, conquistou seu primeiro título com o nome atual, sobre o Macaé: o título da Série B do Rio de Janeiro. No primeiro jogo, o Boavista venceu por 2 a 1, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na cidade de Macaé. Depois, empatou de 0 a 0 em seu estádio, conquistando o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Estadual do ano seguinte, e nunca foi rebaixado.


Em 2007, foi apenas o 11º colocado no Campeonato Estadual, onde venceu apenas dois jogos. Mesmo assim, continuou na elite do futebol fluminense em 2008.


No ano seguinte, alcançou a sexta colocação no Campeonato Estadual, ganhando o direito de participar da Série C do Campeonato Brasileiro. Disputou o Grupo 12 na Primeira Fase, terminando esta na segunda colocação. O clube assegurou a vaga para a fase seguinte com uma vitória de 6 a 0 sobre o Linhares Futebol Clube na última rodada. Na Segunda Fase, disputou o Grupo 22, onde foi eliminado na última colocação, encerrando a participação na Série C como apenas o trigésimo melhor time da competição.


O time passou a ser visto internacionalmente, tendo em vista a possibilidade de contratação do atacante italiano Christian Vieri em dezembro de 2010 que acabou não se concretizando[4].


Em 2011, a equipe se classificou para a disputa da final da Taça Guanabara contra o Clube de Regatas do Flamengo, após se sagrar vencedor em disputa por pênaltis contra o Fluminense Football Club (o placar foi de 2 a 2 no tempo regulamentar).


A equipe alcançou a quarta colocação no Campeonato Estadual, em 2011, ganhando o direito de participar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2011.Porém, abriu mão de participar da competição.


Se mantendo na elite do futebol do Rio de Janeiro, o Boavista alcançou ótimos feitos em 2013: sagrou-se campeão do Torneio Extra e ficou com o vice-campeonato da Copa Rio, garantido novamente a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.


Em 2014, o clube ficou em 3º lugar da Copa Rio e sagrou-se campeão da Taça Rio no Campeonato Carioca. Seu artilheiro Cláudio Pagodinho, Menino Ousado de Saquarema, foi o artilheiro carioca com 24 Gols.


Em 2016, com a boa campanha no Campeonato Carioca, o Boavista conseguiu uma vaga para o Campeonato Brasileiro - Série D.


Para o Campeonato Carioca de 2017, o time anunciou o famoso treinador Joel Santana.


Em 2017, já com o treinador Eduardo Állax, o Boavista foi pela 1ª vez campeão da Copa Rio e optou por ficar com a vaga para a Copa do Brasil, deixando a vaga para o Campeonato Brasileiro - Série D para o vice Americano. Com a escolha e a campanha apenas razoável (8º) no Campeonato Carioca, o Boavista não disputará o Campeonato Brasileiro - Série D em 2018. Foi um ano bom no geral, a pesar de campanha razoável no estadual com o experiente treinador Joel Santana, a chegada de Eduardo Állax trouxe novos ares para o 2o semestre. Com calendário cheio o Verdão classificou em 1º lugar no seu grupo pelo Campeonato Brasileiro - Série D, fato inédito, mas acabou eliminado na fase seguinte pelo Espirito Santo. Em seguida encerrou o ano com o título inédito da Copa Rio 2017. O ano se encerrou de forma muito especial para o clube e seus atletas/comissão. A pré-temporada para as competições de 2018 foi realizada nos Emirados Árabes Unidos. Durante 15 dias, a equipe participou de treinamentos e partidas amistosas pelo país, disputando assim suas primeiras partidas internacionais. O Verdão voltou para o brasil invicto tendo disputado 4 partidas: 3 vitórias e 1 empate. Foram três partidas (e vitórias) diante de equipes da primeira divisão local e um empate diante de um clube da segunda divisão local.


Em 2018, O Boavista fez uma campanha boa no Grupo C da Taça Guanabara, avançando para a semifinal com a primeira colocação do grupo e a vantagem do empate. Diante desse cenário, o empate em 2 a 2 com o Bangu levou o time para a final. Em partida disputada em Cariacica diante do Flamengo. O resultado não foi satisfatório, perdendo por 2 a 0 na final, mas pelo menos conseguindo o vice campeonato da Taça Guanabara para coroar a excelente campanha. Já na Taça Rio o Verdão encerrou a fase de grupos com 3 vitórias e 3 derrotas, terminando com o 5º lugar geral no campeonato, atrás apenas dos quatro glandes clubes do Rio.


Durante o Campeonato Carioca de 2018, o Boavista também participou da Copa do Brasil 2018 em paralelo. O adversário na primeira fase da competição foi logo de cara um campeão do mundo, Internacional. Com o novo formato, o Boavista pode disputar a partida única em casa mas com a vantagem do empate para a equipe visitante, melhor ranqueada pela CBF. A partida foi então transferida para a cidade de Cascavel no Paraná e o Verdão entrou com o time reserva, em razão da disputa de partida decisiva pelo estadual. Mesmo assim fez excelente partida que terminou empatada em 1x1.


Em 2020, o Boavista chegou a final da Taça Guanabara, se classificando como o primeiro do seu grupo e eliminando o Volta Redonda na semifinal. Na final, enfrentou o Flamengo, clube na qual tinha enfrentado anteriormente duas vezes em finais de Taça Guanabara: 2011 e 2018. Na terceira final contra o Flamengo na Taça Guanabara, o Boavista chegou a abrir o placar no inicio de jogo. Mas, o Flamengo com um elenco recheado de jogadores estrelados, conseguiu virar a partida e o Boavista se sagrou vice-campeão da Taça Guanabara 2020.


Na Taça Rio 2020, o Boavista ficou na terceira colocação no Grupo A, somando 7 pontos, ficando tão somente a 1 ponto do classificação para a semifinal. Na classificação final do Campeonato Carioca de Futebol 2020, o Boavista ficou 4º lugar na classificação geral do campeonato, conquistando a sua vaga para a Copa do Brasil 2021, ganhando por 3 a 1 do Goiás e para o Brasileirão Serie D 2021.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Boavista_Sport_Club




Nenhum comentário:

Postar um comentário