segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Átila Motta passa a sua visão do que será feito pelo esporte de Cabo Frio

Secretário está na sua 2ª semana de trabalho focado nas mudanças do segmento na cidade cabofriense

Por Artur Rangel
Átila Motta resume sua gestão na secretaria de Esportes Foto: Artur Rangel


Durante as suas primeiras semanas, Átila Motta tem feito um processo de reconhecimento da sua pasta, ou seja, vendo o que tem de virtudes e defeitos para serem sanados na secretaria de esportes da cidade de Cabo Frio-RJ. Além disso, uma dúvida pertinente da população é sobre a sua participação no esporte local ( como pode um secretário de esportes não ser um ex-atleta ou ainda atleta). Todas respostas foram dadas na entrevista exclusiva para o programa Tá em Jogo, da Rádio Cabo Frio FM 89,3.

Num resumo rápido sobre a sua 1ª semana como secretário de esportes, Átila ampliou sobre as suas andanças nos eventos esportivos e enfatizou a ajuda da população e da sociedade desportiva de Cabo Frio:


Átila na premiação do atletismo local foto: Facebook pessoal
"Foi uma semana bastante agitada. Com todo o empenho, estamos trabalhando para fazer uma gestão de total qualidade, para a sociedade e população,  através do esporte. As semanas foram de profundo conhecimento, deixando bem claro que os projetos "novo cidadão" e o "vida ativa" , com várias modalidades no Alfredo barreto e no 2º distrito, inclusive estava tentando entrar em contato com o Édson (de Tamoios), conhecendo pessoalmente os projetos feitos em Tamoios. Para ter qualidade no trabalho e conquistar a cada dia um objetivo maior, sabendo obviamente que os recursos são poucos, mas a equipe da secretaria de esportes é uma equipe muito técnica. Consegui mantê-los nessa nova gestão, tendo a importância de obter uma equipe que conhece o esporte e comigo, pois conheço a parte administrativa, para agregar com esse corpo de funcionários que é uma equipe maravilhosa, muito técnica. Esse é o principal foco, é o que eu falo, será uma 'nova visão do esporte', uma pessoa nova, com disposição de trabalhar, pois de dia e de tarde estou na secretaria e ressaltar, mais uma vez, os projetos que estão em pleno vapor, com as inscrições abertas para o balé, capoeira, futebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, futebol society, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô e muito mais. A população pode procurar o Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto e o ginásio do 2º distrito, em Tamoios. Mas o que deixo bem claro, o apoio que eu tenho recebido na rua da população, os parabéns, por estar a frente dessa secretaria, quero agradecer de antemão o prefeito Marquinho Mendes, por acreditar no meu trabalho, pois eu não cheguei aqui a toa, pois tem um trabalho por trás, até para quem não me conhece, pode vir a secretaria de esportes, estarei recebendo de braços abertos toda população, para discutir idéias, ouvir reclamações da população, sugestões, críticas e outros. Preciso do apoio da população, eu como cabofriense nascido e criado na cidade, conto com o apoio de todos, com um imenso orgulho estar assumindo a secretaria de esportes e no que depender de mim, farei desta secretaria a menina dos olhos da nossa cidade." - ressalta Motta.


Sobre a transição da saída do Eliseu Pombo e da sua entrada na secretaria de esportes, um questionamento é feito sobre a sua história no esporte, mas todos conhecem pela sua empresa a Ótica Central, na parte de gestão de empresas. O cabofriense tem uma pulga atrás da orelha, mas Átila deu o exemplo de Marquinho para tranquilizar a população:

Secretário na entrega da taça no Correão foto: Facebook pessoal
" A gente está fazendo um trabalho com a ajuda de toda a população, estou aberto ao publico cabofriense para ouvir a todos. A questão do marketing é importante, a gente está tentando trazer recursos, mas andando dentro da lei, que é o mais importante. A procuradoria tem um canal direto com a secretaria de esportes, pois qualquer dúvida a procuradoria é contactada para ajudar nas normas das leis vigentes da cidade, do estado e do país, mantendo o suporte técnico, ou seja, procurando parcerias na forma da lei, abrindo processos legislativos e administrativos para estar respaldados. A questão da iniciativa privada é muito importante pra arrecadar verbas para o esporte, deixando claro que tudo na forma da lei, convido a todos os empresários que querem fazer parte dessa nova visão do esporte em estar caminhando juntos com a gente, as portas estão sempre abertas pra iniciativa privada para desenvolver o esporte local. Eu não sou do esporte, mas eu sei gerir, eu tenho uma empresa que , graças a Deus, é uma das empresas mais renomadas no ramo de óticas, em Cabo Frio. Então não vou fazer diferente na secretaria de esportes, a questão é gerir. Eu costumo brincar, pois se fosse para isso, o nosso prefeito Marquinho Mendes não estaria como prefeito, até porque ele é médico, então não seria o lugar dele. Isso é o aprendizado, é o trabalho, a questão da gestão, gerir a questão técnica, administrativa, a equipe da secretaria de esportes tem uma competência enorme, para trabalhar comigo, em prol do esporte cabofriense. Eu, Átila, quando tenho dúvidas, tiro todas as dúvidas com eles, reconhecer quando se tem dúvidas e perguntar. Esse é o meu trabalho, vai ser um trabalho de diálogos, de perguntas, de querer saber e ser entrão. Então vou ser persistente, vou trabalhar bastante e podem ter certeza, a cidade de Cabo Frio verá um recomeço na história do esporte, uma nova visão do esporte da cidade de Cabo Frio." - resumiu o secretário.

As reformas do Vivaldão e do Alfredo Barreto, o gestor falou dos desafios que terá pela frente na manutenção dessas praças esportivas:

" Isso é um sonho que eu pretendo para o futuro. A gente sabe, eu não quero enganar ninguém, que os recursos estão muito escassos. Mas o objetivo de implementar esses projetos, que a gente tem aqui e levar a toda a comunidade, gerando inserção no esporte e de cidadania aos nossos jovens e adultos da nossa cidade. as notícias são boas, o Vivaldo Barreto já tem uma verba já destinada, já pronta para a gente estar assinando. Só estou aguardando 1 mês para estar assinando e estar começando as obras. Para essas obras, já tinha uma verba liberada e estou ansioso para começar e terminar as obras. E assim que terminar as reformas, já obter os projetos esportivos e os equipamentos funcionando. Não adianta fazer uma obra e deixar a praça esportiva de lado, vai ser aquele famoso elefante branco. Então, a gente tem que inaugurar e já implementar os projetos nele, para poder estar funcionando, fazer o Vivaldão virar um coração, estar batendo. Pois se estar deixando parado, ele vai morrer, vai continuar do jeito que está lá, pois temos que estar bastante preocupados com esses aspecto, de reformar e estar sendo útil para a população, as praças esportivas." - enfatizou Átila.

Átila no evento de capoeira Foto: Fcebook pessoal
Sobre a gestão do Correão, ou seja, fazer a manutenção do estádio, a visão de gerir as reformas cabíveis para a Cabofriense mandar os seus jogos em casa, na visão de Átila é a seguinte:

" O Correão está nas mãos da secretaria de esportes, estive com o Jacaré (administrador do estádio) para ver como está o estádio. A manutenção sai muito mais barato para o cofre público, analisando com carinho, uma empresa que sorteou na semana passada as casas do projeto 'Minha casa, minha vida', se prontificou em fazer a manutenção do correão, para receber as pessoas que foram sorteadas no projeto. Já conseguimos alguns ajustes a custo zero, a prefeitura não vai gastar nada. na questão de solda, reboco, alguns reparos já estão sendo feitos, trocas de telhados, tudo a 0800. Foi uma conquista, foi muito bom estar recebendo esse pessoal (projeto Minha casa, minha vida) no Correão. A gente vai tentar essa parceria pública e privada, para evitar o gasto público, pois o papel fundamental do prefeito marquinho mendes é pagar a folha salarial aos funcionários da prefeitura. Sabemos que o funcionalismo público deve estar recebendo em dia. então, a gente sabe, os recursos estão escassos, tem que se fazer do limão uma limonada, mas como já disse, é uma 'nova visão do esporte', meu amigo." - relata o empresário.

Secretário com os diretores da C.U.V., time do futebol de praia Foto: Facebook pessoal
Além de gerir uma empresa, Átila Motta foi candidato a vereador no ano passado, mas continua aprimorando seus conhecimentos na faculdade de gestão pública, onde está aprendendo na prática, com a pasta do esporte de Cabo Frio:

" A prática veio nas ruas, durante a campanha para vereador, nas eleições 2016. A questão administrativa, para quem não me conhece, já estou fazendo um curso universitário na graduação de gestão pública. Já estou formado no meu ramo e agora é uma coisa nova. Como já passei por um processo eleitoral, eu quis fazer por iniciativa minha mesmo, estar aprendendo. Nunca é demais o conhecimento, a sabedoria, nem estou aqui para dizer que sei tudo. Pelo contrário, eu não sei nada, vive e aprende com as circunstâncias e dificuldades que a vida nos oferece. busquei fazer esse curso, para ter um conhecimento um pouco mais desse processo, para aprender na teoria e estou na secretaria de esportes aprendendo na prática, com várias pessoas que tem um conhecimento, que estão me auxiliando, estão me ajudando. Obter a humildade de saber as suas fraquezas e dentro dessa fraqueza, tem pessoas capacitadas e sabem gerir. estou aprendendo, isso é fundamental, tendo força de vontade para aprender na faculdade e praticar na secretaria e na parte administrativa, já tenho um conhecimento adquirido na ótica, mas força de vontade não vai faltar. Ano que vem, termino a faculdade, se deus quiser vamos estar batendo um papo aqui na secretaria de esportes, com certeza com um cenário bem melhor, para o nosso esporte, a nossa cidade, pode vir daqui a um ano para fazer um resumo da gestão na pasta de esportes, fazendo uma gestão de qualidade e sendo a melhor secretaria do governo de marquinho mendes, pois esporte é vida, o esporte é saúde, o esporte é criança, o esporte é adolescente, o esporte é melhor idade, é senhores. Estou muito feliz, de estar a frente dessa pasta, não canso de agradecer ao prefeito Marquinho Mendes,  por essa oportunidade. se ele (Marquinho) deu essa oportunidade, ele também sabe que eu tenho a total capacidade para estar gerindo o esporte da nossa cidade."-Finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário